domingo, 27 de setembro de 2009

AS MARCAS DE UMA VIDA ABENÇOADA - Salmo 1

O salmo 1 é didático, portanto tinha para seus destinatários originais o objetivo de ensiná-los uma lição. Que lição seria essa? Como obter uma vida bem-aventurada, apresentando para isso dois caminhos, a saber: "o do ímpio" e o "do justo". A orientação para aqueles que ouviam é: "Seja uma pessoa bem-aventurada, feliz, abençoada, deixando de tomar algumas atitudes e passando a tomar outras atitudes."
Por ser um texto didático é bem simples perceber que atitudes seriam estas, cada atitude desta é uma marca fundamental para alcançar uma vida abençoada, vejamos:

O que não fazer:

1ª Marca - Não anda no conselho dos impios, ou seja, não busca orientação para sua vida fora da vontade de Deus. Não consulta pessoas que não crêem em Deus e não vivem os princípios bíblicos para tomar decisões na sua vida. Nem mesmo consolida posturas em sua vida firmado em conceitos encontrados em literaturas que não se fundamentam na Bíblia. O nosso conselheiro é o Senhor! Busquemos conselho N'ele!

2ª Marca - Não se detem no caminho dos pecadores, ou seja, não toma passos semelhantes a pessoas que não temem a Deus. Não anda no ritmo deste mundo, não tenta viver diante de Deus com posturas que ainda estão detidas na velha maneira de viver. O Nosso Deus faz novas todas as coisas, é Deus de novidade! Aleluia! Não precisamos viver com nosso caminho detido em posturas pecaminosas, somos livres para termos nossa vida transformada e vivermos em novidade de vida! Glórias a Deus por isso!

3ª Marca - Não se assenta na roda dos escarnecedores, ou seja, não se conforma com a descrença e as afrontas deste mundo! Não aceita que a sua vida não faça nehuma diferença neste mundo, nessa sociedade corrompida! Paulo nos exorta:"Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, apgradável e perfeita vontade de Deus"(Romanos 12. 2). Se nossas posturas como cristãos e cristãs não fazem nenhuma diferença na sociedade, estamos assentados na roda dos escarnecedores! Se não nos indignamos com a morte e a injustiça que nos rodeia, estamos assentados na roda dos escarnecedores! A igreja cristã brasileira está assentada na roda dos escarnecedores à medida que não se manifesta publicamente diante da corrupção e impunidade que impera nas instâncias governamentais da nossa Nação! Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas e nos permita levantar desta roda e passemos a ser agentes de transformação e libertação neste mundo oprimido!

O que fazer:

4ª Marca - Seu prazer esta na lei do Senhor, ou seja, ter na Palavra de Deus um deleite compromissado e obediência motivada pelo amor a Deus! O termo lei não é, na tradição bíblica, um termo pesado, com se faz na nossa cultura ocidental que tem a lógica da lei romana, pelo contrário é uma expressão de libertação. A palavra hebráica é TORAH, que tem como sua raíz a partícula OH, que é luz, portanto sua tradução é iluminação, orientação para iluminar a vida! Glórias a Deus! "Lâmpada para os meus é a tua Palavra e luz para os meus caminhos". (Salmo 119. 105) A Lei é prazerosa, pois nos liberta das trevas, esta Lei é luz para todos e todas! Aleluia!

5ª Marca - Medita na sua lei de dia e de noite, ou seja, dedica o maior tempo possível para se dedicar a conhecer e guardar no coração esta Lei libertadora! Meditação é um ciclo que está presente em dois textos bíblicos: "O coração se farta dos frutos dos lábios" (Provérbios 18. 20) e "A boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12. 34). Quanto mais falo da Palavra de Deus, mais o meu coração se enche, se o coração está cheio da Palavra é disso que a boca vai falar. Glórias a Deus, que cilco maravilhoso!

6ª Marca - É como arvore plantada junto a correntes das aguas, ou seja tem uma vida que não centrada em si mesmo, mas dedica-se em se nutrir nas águas de Deus e servir como instrumento de refrigério (pensando na sombra das árvores), de alimentação (pensando nas frutas das árvores) e proclama a boa nova (pensando na beleza e no perfume das flores das árvores). A marca maior de uma vida abençoada é uma vida de frutificação. Sem frutos, sem vidas sendo abençoadas através de nossa vida, sem vidas sendo libertas a partir das nossas atitudes firmadas na Palavra de Deus, não há vida abençoada! Nosso objetivo como cristão e cristãs não é o ceú, esse é nosso destino selado por nossa escolha por Jesus, nosso objetivo é frutificar nessa terra. "Não foste vós que escolheste a mim, pelo contrário, eu escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça". (João 15. 16)


Queremos viver assim? A nossa vida é feita de escolhas, ter uma vida abençoada ou não é uma escolha de cada um e cada uma de nós. Com certeza, é o desejo de Deus! A prova disso é que ele nos deixou esse texto nos direcionando para isso. No entanto, Deus não nos obriga a nada! A soberania divina não anula a responsabilidade humana. A escolha é nossa! Vejamos o que Deus nos diz em Deuteronômio 30, 15-20:

"Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó."


FAÇA SUA ESCOLHA!!!
Que Deus te abençoe sobremaneira!
Abraço carinhoso do amigo e pastor,
Eliseu Peroni
Primavera 2009

2 comentários:

  1. Caro Eliseu, Paz do Senhor.

    Parabéns pela iniciativa, que Deus ilumine suas idéias e pensamentos, para que o Reino de Deus cresça.

    Deus lhe abençõe, muito.


    Paulo Siqueira
    (Visite www.pedrasclamam.wordpress.com e www.estrangeira.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  2. vc melhorou mesmo hein ore por nós estamos prescisando estamos em crise!

    I e T.

    ResponderExcluir